O processo de análise é um processo de escuta e olhar. Com cuidado e coragem, escutamos e olhamos para o sofrimento, para o desconforto, para a dúvida que cada um de nós nos deparamos ao longo da vida. É a escuta de cada perda ainda não elaborado, da culpa superegoica, do desejo não admitido, da verdade não reconhecida, da experiência traumática reprimida, da responsabilidade sob nós mesmos até então não assumida. Um processo para elaborar os feitos e efeitos de palavras, que somente por meio da palavra, poderão vir a ser desfeitos. No processo analítico buscamos pela cura da angústia através de palavras que ainda não foram ditas.